Simplificando a limpeza: dicas de faxina.
- Júlia Pediçolto
- 25 de nov. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de nov. de 2018
Que uma casa limpinha e cheirosa é uma maravilha todo mundo concorda, agora ter pique pra faxinar ela é outra história. Nesse artigo você encontra dicas de como simplificar sua faxina sem precisar ficar morta(o) de cansada(o) depois de fazer ela.
1. Tudo começa na bagunça.
"Para faxinar é preciso bagunçar". Se essa frase não faz sentido pra você calma que eu explico: antes de começar a usar sua vassoura é preciso tirar "tudo" do lugar. Acredite ou não, existem pessoas que "limpam" a casa sem tirar nada do lugar para limpar embaixo.
Os móveis e objetos que se encontram no chão devem ser retirados para que se limpe a sujeira que se acumulou embaixo dele, e os objetos de decoração devem ser retirados para limpar a poeira acumulada neles.
2. Para os cantinhos de difícil limpeza use escova de dente com certeza.
A escova de dente é a sua aliada na hora de limpar aqueles cantinhos que o rodo não consegue limpar e a escova grande de limpeza também não. Existem em lojas escovas próprias para a limpeza dos cantos, mas se você não estiver querendo gastar basta usar uma escova de dente.
Elas são ótimas para a limpeza de: frestas de janela, esculturas com curvas, ventiladores, molduras de quadros e porta-retratos, rodapés, rejunte enlodado etc.

3. Para os vidros use limpa alumínio.
Pode parecer doideira, mas calma que eu sei o que estou falando. Existem produtos de limpeza próprios para a limpeza do vidro, mas não gosto muito pois tenho a impressão que o vidro fica meio embaçado com eles caso não faça uma limpeza no vidro antes, aí você teria dois trabalhos: limpar o vidro e usar o produto depois. Como a ideia desse artigo, e do blog, é facilitar a sua vida, eu indico o limpa alumínio.
Basta jogar um pouco no vidro e esfregar com a esponja, depois é só retirar com um pano molhado. Para finalizar, seque o vidro com papel toalha (solta menos fibras que o papel higiênico) ou uma flanela de limpeza seca.

4. Atenção ao cloro!
Tenha muito cuidado na hora de usá-lo, pois a inalação é prejudicial. Na hora da limpeza do banheiro quase todo mundo utiliza o cloro, mas é preciso deixar a porta aberta para que haja ventilação e você não inale o gás liberado pelo cloro. Não precisa ficar assustada(o), pode usar seu cloro tranquila(o), mas deixe sempre a porta e a janela aberta para o bem do seu organismo.
Tenha cuidado também se for usá-lo em locais com móveis estofados, tapetes, cortinas e outros objetos com tecido, pois o cloro desbota a cor deles e por consequência eles estragam.
5. Não desperdice água!
Muitas pessoas na hora da faxina acabam jogando água em tudo sem a mínima necessidade. Um balde de água é tudo o que você necessita, quando a água ficar muito suja é só trocar e seguir com a faxina.
Varandas e garagens são os locais em que mais se gasta água, então aqui vai algumas dicas de como economizar água na limpeza desses locais:
Troque a mangueira pelo balde. Pode ser cansativo mas é muito melhor para o meio-ambiente (além de não aumentar sua conta no fim do mês);
Não faça tanta espuma. Sem muita espuma você não precisa usar tanta água para dissolver o sabão;
Uma boa varrida evita mangueiras e baldes. Se você fizer uma varrida caprichada, um balde de água com desinfetante resolve. Caso o chão esteja muito sujo, antes de passar pano utilize um rodo especial, molhe em uma água com sabão e esfregue o chão, depois é só retirar a espuma com um pano molhado.

Tenha consciência e economize!
6. Tapetes e tapetes.
Na hora de limpar os tapetes é muito simples, basta sacudir eles e pendurar, depois de pendurar é só varrê-los na vertical.
Se você tiver um aspirador de pó é mais fácil ainda, mas não dispense as sacudidas nem a lavagem vez ou outra.

7. Use luvas.
As luvas são necessárias porque elas protegem a sua mão dos produtos mais agressivos e suas unhas da ação da água, por isso é importante sempre utilizá-las.

Gostou das dicas, tem sugestões ou quer mais dicas de limpeza? deixe nos comentários, seu comentário pode virar um post.
Boa limpeza!
Comments