Simplificando a limpeza do banheiro!
- Júlia Pediçolto
- 17 de nov. de 2019
- 5 min de leitura
Uma casa limpinha traz pra gente uma sensação maravilhosa, agora vamos combinar que um banheiro limpinho por si só também traz essa sensação.

Tudo bem que a realidade da maioria dos banheiros não é o da foto acima, mas todos podem ser muito bem limpos igual. Para que isso aconteça basta seguir algumas dicas simples de limpeza divididas por categorias (limpeza com cloro, limpeza sem cloro, limpeza para quem tem nojinho), com qual frequência se deve lavar cada parte do banheiro, lembretes de limpeza, e ao final do post terá dicas de acessórios que facilitam a limpeza.
1. Cloro, meu querido cloro!
Todos concordamos que o cloro é um grande aliado quando se fala em limpeza, quem dirá a limpeza do banheiro. Então vamos colocar os pingos nos "Is" e falar aonde e como fazer uma limpeza com cloro.
PS.: nem todas as partes do banheiro estarão nessa categoria pois nem todas as partes devem ser limpas com cloro!
Vaso sanitário - Coloque duas tampinhas de cloro no vaso e deixe agir na água por 5 minutos. Depois adicione uma tampinha de desinfetante e utilize a escovinha de vaso para esfregar e limpar.
Pia - Encha um terço da pia com água, adicione 2 tampinhas de cloro e utilize uma esponja de pia para esfregar o corpo da pia e uma escovinha para esfregar o encontro da pia com o ralo. Depois de limpa, enxague enchendo um copo com água e jogando em toda a extensão da pia.
Box - Em um balde faça uma mistura de aguá (1/3 do balde) com 3 tampinhas de cloro e 2 colheres de sopa de sabão em pó. Pegue uma esponja de pia, molhe na mistura e esfregue a parte de dentro do box (a parte do box que as vezes a gente encosta quando está cantando e dançando durante o banho). Para enxaguar o box basta lavar o balde, enchê-lo com água e com o auxílio de um copo ir jogando a água no box até que não sobre uma espuminha nele.
Na parte de fora do box utilize a limpeza sem cloro que será ensinada na próxima categoria.
Chão do banheiro (parte que se toma banho) - Tanto a parte do chão que se toma banho, quanto a parte que está o vaso e a pia devem ser bem limpas. Porém, não é preciso usar cloro nas duas partes (exceto se você quiser muito).
Para limpar a parte do chão que se toma banho basta prepara a mesma mistura usada para limpar o box, fechar o ralo, jogar a mistura no chão e esfregar com a vassoura. Depois é só enxaguar com água.
2. Sem cloro, por favor!
Fique tranquilo (a) que se você tem sensibilidade ao cloro, ou simplesmente não gosta do cheiro forte dele, existe uma forma de limpar seu banheiro utilizá-lo.
Vaso sanitário - Coloque uma tampinha de desinfetante e meia colher de sopa de sabão em pó e esfregue o vaso até que limpe completamente.
Pia - Encha um terço da pia com água, adicione meia colher de sopa de sabão em pó ou uma colher de sopa de detergente de coco e utilize uma esponja de pia para esfregar o corpo da pia e uma escovinha para esfregar o encontro da pia com o ralo. Depois de limpa, enxague enchendo um copo com água e jogando em toda a extensão da pia.
Box - Admito que minha forma favorita de limpar o box do banheiro é sem cloro, porque o resultado é maravilindo. Agora vamos à limpeza!
Escolha o brilho alumínio da marca de sua preferência e jogue ele fazendo um "zig-zag" lateral de cima para baixo e esfregue com uma esponja de pia. Após esfregar toda a extensão do box (parte de dentro e parte de fora), encha um balde com água e com o auxílio de um copo jogue água no box até que não sobre uma espuminha. Depois, se preferir, seque o box com uma flanela que não solte fiapos.
Chão - A parte do chão em que se toma banho vai precisar de um pouco mais de esforço da sua parte para ser limpa sem o uso do cloro, mas vamos lá!
Para a parte que se toma banho: em um balde prepare uma mistura com água (1/3 do balde), uma colher de sopa de sabão em pó e meia xícara de chá de vinagre. Feche o ralo, jogue a mistura no chão e esfregue com a vassoura, depois é só enxaguar com água.
Para a parte que não se toma banho: encha um terço do balde com água e acrescente uma tapa de desinfetante. Varra o chão e depois passe pano com a água com desinfetante.
Espelho - Utilize a mesma dica da limpeza do box sem cloro!
3. Tenho nojo de sujeira mas tenho nojo de limpar!

Está tudo bem viver nesse paradoxo desde que você encontre a solução para ele. E eu posso te ajudar com isso!
Para você que tem nojinho fazer qualquer tipo de limpeza em seu banheiro é muito simples. Basta escolher o tipo de limpeza (com cloro ou sem cloro) e se "proteger". Coloque uma capa de chuva, uma luva de limpeza e uma bota de chuva: pronto, agora é só começar a limpar!
4. Frequência e lembretes!
Vaso sanitário - Frequência de limpeza: 1 vez na semana se não utilizar pedra/adesivo de vaso, ou a cada duas semanas se utilizar!
PS.: Não se esqueça de limpar o corpo do vaso, o assento e a tampa do vaso com álcool!
Pia - Frequência de limpeza: a cada 2 semanas!
PS.: com o auxilio de um cotonete limpe o ralo da pia. Faça movimentos rotativos para tirar cabelos e outras sujeiras do ralo.
Box - Frequência de limpeza: a cada três semanas na limpeza com cloro, ou a cada duas semanas na limpeza sem cloro!
PS.: lembre-se de limpar as paredes que "cumprem função de box" (as paredes que formam a caixa retângular de tomar banho kkk).
Chão - Frequência: a cada duas semanas!
PS.: se tiver muita espuma na hora de enxaguar o chão, retire o excesso com um pano, torça o pano e repita o procedimento quantas vezes achar necessário (e cuidado para não escorregar).
5. Acessórios e gambiarras para a limpeza nossa de cada dia!
Limpar nem sempre é fácil, mas tenho certeza que com esse acessórios e gambiarras será pelo menos um pouquinho mais divertido!
Vaso sanitário e pia - Essa escovinha em forma de U é ótima para limpar as partes do vaso e da pia que as outras escovas não alcançam sem esforço.
Box - Com um simples cabide e um pano você consegue limpar aquela parte do box que você nunca consegue limpar. Basta prender o pano no cabide e enfiar na intersecção do box!
Chão - Com esse rodo esponja a limpeza do chão ficou muito mais fácil!
Se você tem alguma sugestão de post, outras dicas de limpeza de banheiro ou alguma dúvida a respeito desse post: deixe nos comentários!
Comments