Simplificando o cuidado de plantas: orquídea.
- Júlia Pediçolto
- 25 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de nov. de 2018
Uma planta linda como essa merece também cuidados lindos, mas calma que esses cuidados são bem simples. Nesse artigo você vai encontrar dicas de como cuidar da sua orquídea de maneira simples mas com todo o amor que ela merece, assim como qualquer planta.

1. Ela gosta do calor, mas não gosta do sol!
As orquídeas, na natureza, vivem em um lugar de pouca luminosidade onde conseguem captar a luz do sol mas não necessariamente todo o seu calor. Um lugar bom para plantá-las é onde tenha plantas mais altas para fazer sombra ou onde elas fiquem protegidas por plantas com folhas grandes.
2. Na hora de plantar NÃO coloque terra pura!
É importante ressaltar que elas não podem ser plantadas em terra pura, é preciso fazer uma mistura com um pouco de terra e bastante fibra de coco e/ou cavaco. Elas podem ser plantadas em árvores e em vasos de plásticos, mas dê preferência para vaso de barro e de fibra de coco. Vale lembrar que qualquer vaso deve ser furado no fundo e nas laterais para garantir uma boa ventilação.
Como plantar em vasos:
Fure o vaso, caso ele já não venha furado, e cubra o fundo dele pedras (brita), depois disso adicione um pouco da mistura de terra com fibra de coco e/ou cavaco (indico que a mistura esteja úmida). Antes de colocar a muda de orquídea lave as raízes com bastante cuidado em água corrente, depois é só colocar a muda no vaso, adicionar mais mistura e pronto.
Dica: a cada 1 ano troque a mistura de terra com fibra de coco e/ou cavaco, pois ela vai acidificando com o tempo e prejudica o desenvolvimento da planta. Na hora do replantio tome cuidado com as raízes, as orquídeas são sensíveis.
3. Adubar é necessário
O indicado é adubar a cada 1 mês no início do plantio, depois que ela se fixar basta adubar no período pré-flor.
4. Água, água, água.
As orquídeas são plantas que não necessitam de muita água, mas também não são adaptadas para a seca, portanto, devem ser molhadas 3x na semana. Mas NÃO exagere na hora de regar!
Pronto, esses são todos os cuidados que sua orquídea necessita. Alguma dúvida ou alguma outra dica? deixe nos comentários. Quer dica sobre como cuidar de outras espécies? deixe nos comentários também, seu comentário pode virar um post.
Boa jardinagem!
Comentários